sexta-feira, 12 de abril de 2013

Quinta geração do Gol

O Novo Gol foi lançado no dia 29 de junho de 2008, que corresponde a verdadeira terceira geração. O modelo do Novo Gol teve suas características externas e internas renovadas, e por isso é conhecido como a 5ª geração do Gol, totalmente renovada em relação a 4ª, inclusive em relação à plataforma, que passou a ser a mesma de Polo e Fox, essa lançada em 2002 no Polo. Porém, a montadora não adota a nomenclatura G5 ou qualquer aproximação para este veículo e sim, Novo Gol.Esse carro é equipado com motor transversal EA111 em duas opções bicombustível 1.0 e 1.6.[1][2] Inicialmente, nessa geração, está disponível apenas com cinco portas, convivendo com a segunda geração reestilizada, chamada geração IV, disponível em três ou cinco portas, nas versões 1.0, Ecomotion 1.0 e Titan 1.0. A linha "geração V" contava no lançamento com sete opções de cores: dois tons de cinza, dois de vermelho, preto, branco e prata.[3] A suspensão traseira é igual à da segunda geração, enquanto a dianteira é mais resistente à torções. A coluna de direção é nova e o câmbio, o mesmo do Fox (com relação do diferencial alongada). Como novidade, além do compartilhamento de plataforma com Polo e Fox, entre os opcionais estão o air-bag duplo (a segunda geração não podia ter airbag para o passageiro) e freios ABS.Em 2009, o Novo Gol ganhou uma versão automatizada vendida no nome I-Motion, que foi inicialmente lançada no Polo, logo em seguida chegando ao Gol e ao Voyage. O I-Motion é o sistema criado pela Magneti Marelli, usado também pela Fiat, com o nome de Dualogic com diferenças de calibração escolhida por cada marca.

O Lançamento

A festa de lançamento teve como um dos pontos altos da apresentação um desfile de 20 cães da raça labrador em alusão às antigas campanhas publicitárias do Gol em que o esse tipo de cão aparecia, onde se ressaltava a confiança e lealdade que o veículo emana de forma semelhante a desta raça de cão.

Séries Especiais

Gol Rallye

Série especial com suspensão elevada, frente com parachoque simulando quebra-mato, faróis de neblina e milha integrados como na Saveiro Cross, Airbag duplo, ABS, exclusiva cor Amarela na linha Gol e motor 1.6.

Gol Rock in Rio

Também presente na linha Fox, alusiva ao evento na cidade do Rio de Janeiro. Vinha com sistema de som com mp3, entrada USB e Bluetooth de série, rodas aro 14" em grafite, adesivos na lateral alusivos à versão e motor 1.0. Somente vendido nas cores Vermelha sólida e Azul metálico.

BlackGol

Somente vendido na cor Preto Ninja, tinha rodas aro 14" em grafite, sistema de som com mp3, USB e Bluetooth, bancos com tecido exclusivo e motor 1.0. Foi limitado a 800 unidades por mês de produção.

Gol Seleção

Alusiva à Seleção brasileira de futebol, tinha faixas laterais alusivas à versão, rodas 14" em grafite, bancos exclusivos com o escudo da CBF bordado, sistema de som com mp3, USB e bluetooth e motor 1.0. Foi limitada a 3000 unidades.

Gol Vintage

Série limitada a 30 unidades, comemorando 30 anos do Gol no mercado. Bancos de couro com apliques brancos, rodas aro 16", volante com comandos do sistema de som, Airbag duplo, ABS. Vinha somente na cor Branca, com faixas pretas pintadas no teto e tampa do porta-malas. Custava ridículos R$55.000, preço de um Focus com motor 2.0.

Gol 25 anos

Kit que comemorava os 25 anos do modelo na liderança de mercado no Brasil. A se destacar, vinha apenas com faróis com máscara negra, novas calotas, bancos em tecido exclusivo e um brasão alusivo à versão nos paralamas. Tinha motor 1.0, apenas.

Segurança

O Gol de terceira geração foi testado pelo instituto Latin-NCAP, que avalia o nível de proteção dos veículos vendidos na América Latina, no caso de uma colisão. O Gol sem Airbag recebeu, em proteção para adultos, apenas 1 estrela de 5 possíveis no teste, caracterizando morte certa do motorista, enquanto o modelo equipado com Airbag duplo recebeu 3 estrelas de 5 possíveis. Na proteção para crianças, o modelo recebeu apenas 2 estrelas de 5. Foram resultados muito ruins, mas infelizmente ficaram na média dos resultados de outros modelos de sua faixa de preço no Brasil, como por exemplo o Fiat Palio, principal rival no mercado.

Motor

O motor é o EA-111 VHT, que na versão 1.6 já equipa o Polo e o Fox. Na versão versão 1.0 é o mesmo do Fox 2009 com 9,7/10,6 kgfm (gasolina/álcool) de torque a 3.850 rpm abastecido com álcool e 72/76 cv (gasolina/álcool) a 5.250 rpm.[4]

Gol Rallye

Em 2010, a versão atual do Gol Rallye foi lançada com suspensão elevada, pneus de uso misto, e herdou o para-choques da Saveiro Cross.[5]

Séries especiais

Por ser um projeto relativamente recente, o Gol GV ainda não teve muitas séries especiais. Uma delas é o Gol Vintage, série comemorativa em alusão aos 30 anos do primeiro modelo. Essa série teve poucas unidades produzidas e vinha com uma guitarra Tagima no porta-malas, além de rodas estilo BBS, pintura branca e adesivos exclusivos na tampa traseira entre as lanternas e nas portas e motor 1.6 VHT. Outra é o BlackGol, série que marca o fim do primeiro modelo e a chegada da primeira versão reestilizada da terceira geração. Essa série tem todas as unidades na cor preta, rodas pintadas na cor grafite e motor 1.0 VHT. Completando as séries especiais, há ainda o Gol Seleção, com motor 1.0 e adesivos externos, em alusão à Copa do Mundo de 2010, além doGol Rock in Rio, que vinha na cor vermelha, com motor 1.0 e adesivos nas portas, em alusão ao evento ocorrido na cidade do Rio de Janeiro.O Novo Gol foi lançado no dia 29 de junho de 2008, que corresponde a verdadeira terceira geração. O modelo do Novo Gol teve suas características externas e internas renovadas, e por isso é conhecido como a 5ª geração do Gol, totalmente renovada em relação a 4ª, inclusive em relação à plataforma, que passou a ser a mesma de Polo e Fox, essa lançada em 2002 no Polo. Porém, a montadora não adota a nomenclatura G5 ou qualquer aproximação para este veículo e sim, Novo Gol.Esse carro é equipado com motor transversal EA111 em duas opções bicombustível 1.0 e 1.6.[1][2] Inicialmente, nessa geração, está disponível apenas com cinco portas, convivendo com a segunda geração reestilizada, chamada geração IV, disponível em três ou cinco portas, nas versões 1.0, Ecomotion 1.0 e Titan 1.0. A linha "geração V" contava no lançamento com sete opções de cores: dois tons de cinza, dois de vermelho, preto, branco e prata.[3] A suspensão traseira é igual à da segunda geração, enquanto a dianteira é mais resistente à torções. A coluna de direção é nova e o câmbio, o mesmo do Fox (com relação do diferencial alongada). Como novidade, além do compartilhamento de plataforma com Polo e Fox, entre os opcionais estão o air-bag duplo (a segunda geração não podia ter airbag para o passageiro) e freios ABS.Em 2009, o Novo Gol ganhou uma versão automatizada vendida no nome I-Motion, que foi inicialmente lançada no Polo, logo em seguida chegando ao Gol e ao Voyage. O I-Motion é o sistema criado pela Magneti Marelli, usado também pela Fiat, com o nome de Dualogic com diferenças de calibração escolhida por cada marca.

O Lançamento

A festa de lançamento teve como um dos pontos altos da apresentação um desfile de 20 cães da raça labrador em alusão às antigas campanhas publicitárias do Gol em que o esse tipo de cão aparecia, onde se ressaltava a confiança e lealdade que o veículo emana de forma semelhante a desta raça de cão.

Séries Especiais

Gol Rallye

Série especial com suspensão elevada, frente com parachoque simulando quebra-mato, faróis de neblina e milha integrados como na Saveiro Cross, Airbag duplo, ABS, exclusiva cor Amarela na linha Gol e motor 1.6.

Gol Rock in Rio

Também presente na linha Fox, alusiva ao evento na cidade do Rio de Janeiro. Vinha com sistema de som com mp3, entrada USB e Bluetooth de série, rodas aro 14" em grafite, adesivos na lateral alusivos à versão e motor 1.0. Somente vendido nas cores Vermelha sólida e Azul metálico.

BlackGol

Somente vendido na cor Preto Ninja, tinha rodas aro 14" em grafite, sistema de som com mp3, USB e Bluetooth, bancos com tecido exclusivo e motor 1.0. Foi limitado a 800 unidades por mês de produção.

Gol Seleção

Alusiva à Seleção brasileira de futebol, tinha faixas laterais alusivas à versão, rodas 14" em grafite, bancos exclusivos com o escudo da CBF bordado, sistema de som com mp3, USB e bluetooth e motor 1.0. Foi limitada a 3000 unidades.

Gol Vintage

Série limitada a 30 unidades, comemorando 30 anos do Gol no mercado. Bancos de couro com apliques brancos, rodas aro 16", volante com comandos do sistema de som, Airbag duplo, ABS. Vinha somente na cor Branca, com faixas pretas pintadas no teto e tampa do porta-malas. Custava ridículos R$55.000, preço de um Focus com motor 2.0.

Gol 25 anos

Kit que comemorava os 25 anos do modelo na liderança de mercado no Brasil. A se destacar, vinha apenas com faróis com máscara negra, novas calotas, bancos em tecido exclusivo e um brasão alusivo à versão nos paralamas. Tinha motor 1.0, apenas.

Segurança

O Gol de terceira geração foi testado pelo instituto Latin-NCAP, que avalia o nível de proteção dos veículos vendidos na América Latina, no caso de uma colisão. O Gol sem Airbag recebeu, em proteção para adultos, apenas 1 estrela de 5 possíveis no teste, caracterizando morte certa do motorista, enquanto o modelo equipado com Airbag duplo recebeu 3 estrelas de 5 possíveis. Na proteção para crianças, o modelo recebeu apenas 2 estrelas de 5. Foram resultados muito ruins, mas infelizmente ficaram na média dos resultados de outros modelos de sua faixa de preço no Brasil, como por exemplo o Fiat Palio, principal rival no mercado.

Motor

O motor é o EA-111 VHT, que na versão 1.6 já equipa o Polo e o Fox. Na versão versão 1.0 é o mesmo do Fox 2009 com 9,7/10,6 kgfm (gasolina/álcool) de torque a 3.850 rpm abastecido com álcool e 72/76 cv (gasolina/álcool) a 5.250 rpm.[4]

Gol Rallye

Em 2010, a versão atual do Gol Rallye foi lançada com suspensão elevada, pneus de uso misto, e herdou o para-choques da Saveiro Cross.[5]

Séries especiais

Por ser um projeto relativamente recente, o Gol GV ainda não teve muitas séries especiais. Uma delas é o Gol Vintage, série comemorativa em alusão aos 30 anos do primeiro modelo. Essa série teve poucas unidades produzidas e vinha com uma guitarra Tagima no porta-malas, além de rodas estilo BBS, pintura branca e adesivos exclusivos na tampa traseira entre as lanternas e nas portas e motor 1.6 VHT. Outra é o BlackGol, série que marca o fim do primeiro modelo e a chegada da primeira versão reestilizada da terceira geração. Essa série tem todas as unidades na cor preta, rodas pintadas na cor grafite e motor 1.0 VHT. Completando as séries especiais, há ainda o Gol Seleção, com motor 1.0 e adesivos externos, em alusão à Copa do Mundo de 2010, além doGol Rock in Rio, que vinha na cor vermelha, com motor 1.0 e adesivos nas portas, em alusão ao evento ocorrido na cidade do Rio de Janeiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário