sexta-feira, 12 de abril de 2013

Terceira geração do Gol

Chamado de "Gol G3", o Gol sofreu profundas mudanças estéticas, a primeira reestilização do Gol AB9 recebeu o nome comercial de Geração III e começou a ser vendido em 1999 como modelo2000. Mudanças visuais foram feitas em sua dianteira, traseira e interior, além de um novo jogo de rodas e calotas. No mais, a estrutura básica do veículo continuou a mesma, continuando a ser um Gol Geração II.Foi lançado nas versões duas e quatro portas e foi abolida as nomenclaturas como CL, GL, etc, e optou-se pelo lançamento de pacotes de opcionais (Básico, Luxo, Conforto e Estilo) encontrados em qualquer motorização. Logo, poderia-se encontrar um modelo 1.0 8V mais equipado do que uma versão 1.8, por exemplo.As versões de motorização disponíveis eram a anémica 1.0 com 8 válvulas; a interessante 1.0 16 válvulas, que tinha comando de válvulas variável, algo inédito na VW do Brasil e que acabou se tornando um mico pela falta de mão-de-obra que soubesse reparar esse motor; além de haver 1.6 a gasolina e posteriormente, 1.6 a álcool; 1.8 e 2.0 com 8 ou 16 válvulas.Em 2001, foi Lançada a versão 1.0 16V Turbo, com 112cv de potência e que atingia até 193 km/h. A força do turbo se fazia presente a partir das 2900 rpm e com um torque de 15,8kgfm.2002: A linha Gol sofre pequeníssimas alterações: Por fora o Gol ganha apenas novos para-choques e nova grade, e seus derivados, Parati e Saveiro, passaram pelas mesmas mudanças, além de ganharem novas lanternas traseiras (exceto o Gol) e novas tampas do porta-malas (Parati) e da caçamba (Saveiro).2003: É lançado o primeiro veículo Flex Fuel (bi-combustível) do Brasil: O Gol Power 1.6 Total Flex, que pode funcionar com álcool, gasolina, ou qualquer mistura destes combustíveis.

Séries Especiais

Gol 1.0 16V Turbo

Modelo/série deste automóvel que perdurou entre os anos 2000 e 2003, equipado com motor AT 1.0 16V turbinado, já possuia design de lanternas e pára-choques diferenciados que destacaram este modelo especial. Design que foi reutilizado no modelo Power, destacando também aquela versão.

Gol Série Ouro

O veículo base é o Gol 2 / 4 portas, motor 1.0, 16V, ano/modelo 2000. Seus equipamentos remetem ao que há de mais atual, além do diferenciado adesivo comemorativo das Olimpíadas nas laterais. Um estilo arrojado e esportivo.O seu painel de instrumentos é na cor preta. Sua direção hidráulica é de série e o volante é de 360 mm. Os vidros verdes escurecidos, antena no teto e aerofólio traseiro com brake-light valorizam o seu estilo esportivo.Possui console central integrado com extensão traseira, porta-copos e porta-objetos acelerador eletrônico.

Gol Sport

Apesar do nome e de possuir a motorização 1.0 de 16 válvulas, foi lançado em alusão à Copa do Mundo de 2002. Entre os itens de série estão o CD Player, antena no teto, banco do motorista com regulagem de altura, aerofólio na cor do veículo com brake-light, vidros escurecidos, faróis com duplo defletor e máscara negra, faróis e lanternas de neblina, lanterna traseira fumê e grade dianteira na cor do carro, acelerador eletrônico E-Gás.

Gol Fun

Série tendo como diferencial cores vivas, máscara dos faróis na cor do veículo, rodas de 14 polegadas e faróis de neblina. Os opcionais era os mesmos de toda a linha.

Gol Highway

Motorização 1.0 de 16 válvulas e 77 cavalos, foi lançado com cor característica (Verde Highway) onde seus pigmentos fazem a variação desde verde musgo até o dourado, de acordo com a incidência de luz.

GOL City e City Totalflex

Lançado em 2004 com pequenos diferenciais básicos, compartilhava o mesmo painel e tabelier da versão GII (bolinha) porém na cor preta e moderno motor EA111 1.0 8V que equipa a linha Gol e Fox. Em 2005, foi lançada a versão City 1.0 8V Total-Flex com a mecânica igual a do modelo GIV.

Gol Rallye

Em 2005 foi lançado o Gol Rallye com suspensão elevada, rodas de liga leve de série e alguns acessórios. Com Motor 1.8, 8 valvulas, bancos e painel personalisado.

Gol GTI 2.0 16v

Produzido entre o ano 1999 e 2002, o GTi 2.0 16V foi considerado o mais rápido e melhor Gol já produzido, seu AP 2.0 com cabeçote herdado da Audi/VW de 16 valvulas, desenvolvia respeitaveis 153cv e chegava a 209km/h de final, onde vinha de fabrica com computador de bordo multi função, Airbag duplo, freio a disco ventilado nas 4 rodas com ABS, bancos Recaro em couro com multi regulagens, ar condicionado, cd player e acabamento diferenciado em geral. Muito procurado por admiradores e valorizado no meio automotivo nacional.

Nenhum comentário:

Postar um comentário